quarta-feira, 18 de maio de 2011

150 anos desde a Primeira Fotografia a Cores

17 de maio de 1861. O dia que ficou marcado pela exibição da primeira fotografia a cores no Mundo. O responsável por tal façanha foi o físico James Clerk Maxwell, reconhecido por fundir observações sobre electricidade, magnetismo e luz para a teoria clássica do electromagnetismo. O fruto do seu trabalho foi apresentado à 150 anos numa palestra no Instituto Real de Londres, Reino Unido.

N verdade a imagem foi feita pelo seu assistente Thomas Sutton, mas seguindo as instruções de Maxwell. Trata-se de uma composição de três imagens monocromáticas conseguidas através de filtros vermelhos, verdes e azuis. Ao projectar essas imagens a partir de três lanternas – cada uma com um filtro de cor diferente – uma contra as outras, produziu-se uma imagem colorida.

Parece incrível como ainda é relativamente recente esta descoberta que hoje em dia é obtida por nós num abrir e piscar de olhos se quisermos. Maxwell merece ter todo o crédito por ter inventado o método das três cores que é a base para praticamente todos os processos actuais de colorir imagens, sejam químicos ou electrónicos.

Para festejar e honrar o seu legado, o Instituto Real de Londres, lugar de exibição do professor Maxwell em 1861, realiza uma série de eventos a ele dedicados, durante as próximas semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário