domingo, 20 de março de 2011

Godard e o Socialismo

Film Socialisme de Jean-Luc Godard, é o que se pode chamar um filme-ensaio, apelando ao pensamento e à reflexão a partir de imagens. Lançado em 2010, foi apresentado (como seria de esperar) na secção Un Certain Regard do festival de Cannes do mesmo ano, mas só recentemente chegou a Portugal.
O filme faz uma crítica pouco subtil ao capitalismo actual e as suas fragilidades desde a época áurea do mercantilismo.

Godard põe à prova a questão do consumismo: a história desenrola-se num cruzeiro no Mediterrâneo em que os seus passageiros se interessam mais sobre o lazer e a estética no barco, do que propriamente sobre locais a serem visitados. Paralelamente é retratada a história de uma repórter de imagem e uma jornalista, pouco afáveis, que investigam à força a propriedade de uma família. Pode estar aqui presente um fio sarcástico que é característico de Godard, ao vermos a criança da família vestir uma camisola da União Soviética.
Sem antes ter visto qualquer filme de Godard, quando fui ver Film Socialisme há duas semanas, este surpreendeu-me pela razão mais óbvia: os cortes entre as várias cenas e talvez uma espécie de falta de coesão aparente entre as história do filme. Mas para além destas mudanças quase frenéticas das cenas, a imagem de gravação do próprio filme variava: ia desde a câmara simples de um telemóvel até ao full hd das câmaras actuais.

É certo que os filmes de Jean-Luc Godard já não vislumbram cinéfilos mais exigentes como o fez outrora, com os clássicos À bout de souffle ou Vivre Sa Vie que marcaram a Nouvelle Vague. Mas Filme Socialisme consegue manter-se identificativo do estilo de Godard. Inquieto, alusivo, provocador e visualmente apelativo. Uma retrospectiva não-obvia do que assiste na sociedade actual - a crise de valores humanos e a sobrevalorização de valores clichés e supérfluos.

Outro destaque vai para a música predominante no filme (suponho ser de Arvo Part) que apesar de poder dar a sensação de ser repetitiva, adapta-se bastante bem a todas as cenas do filme e na sua intensidade.

Mais que perceber o tema e a história, Film Socialisme permite que os espectadores reflictam e tirem as suas próprias conclusões das diversas intenções que o filme traz para quem o vê.

Confere o trailer em baixo:

Sem comentários:

Enviar um comentário