quarta-feira, 30 de março de 2011

Passos Coelho para primeiro-ministro?

Começo a ter algumas dúvidas sobre se Passos Coelho será o melhor candidato para o difícil cargo de primeiro-ministro deste país. Confesso que nutro alguma simpatia pelo líder do PSD desde o ano passado, quando, em época de eleições, o vi pela primeira vez na televisão. Na altura, tive a impressão de que era um homem sensato. Mas, depois destes últimos meses, já não o vejo com os mesmos olhos. Não depois de ter afirmado estar pronto para governar com o FMI.


A verdade é que entre o Passos Coelho e José Sócrates prefiro o primeiro. No entanto, a possibilidade de, caso o PSD vença as legislativas, termos de enfrentar uma situação muito mais grave assusta-me.
Os irlandeses lembraram-se de fazer um aviso a Portugal sobre o vilão mais temido dos últimos tempos: FMI. No seu editorial, o jornal irlandês Sunday Independent endereçou uma "carta" a Portugal, na qual "desmascara" a suposta ajuda: "não vai tirar o país de dificuldades. Vai prolongar os vossos problemas para as gerações futuras". Vindo do outro lado do Atlântico, o ex-presidente brasileiro Lula da Silva manifestou a mesma opinião sobre o assunto quando disse que "o FMI não é solução" para Portugal.
São avisos destes que me deixam ainda mais preocupada. E são declarações de Passos Coelho como "isso [FMI] já aconteceu anteriormente" que me deixam com o pé ainda mais atrás. A naturalidade com que são proferidas deixam-me a pensar se ele será o homem mais indicado para governar Portugal?


Mikhaela Anjos

1 comentário: