No sábado passado fui assistir à 8ª 1/2 Festa do Cinema Italiano, no cinema Nimas, ao filme "Pietro".
O argumento é de Daniele Gaglianone e retrata a história de Pietro, um homem que distribui folhetos ilegalmente. Vive com o seu irmão Francesco, um toxicodependente, na casa que os falecidos pais lhes deixaram. Pietro é vítima de ofensas e violência por parte do seu irmão e dos seus amigos boémios. Quando Pietro conhece uma rapariga que se inicia na distribuição de folhetos e a apresenta aos seus amigos (que na verdade são os amigos do irmão - os que gozam com Pietro) num bar, é alvo de chacota por todos. A partir daí as reacções e atitudes de Pietro perante o irmão e os amigos vão mudando gradualmente...
Pietro vive num mundo de solidão e tristeza, e o filme (em que a banda sonora é quase nula) ilustra isso muito bem nos planos intensos em close-up de Pietro ou noutros em que apenas aparece Pietro, e onde o efeito do background se apodera da nossa visão. Até metade do filme, por vezes é uma tarefa relativamente difícil decifrar os sentimentos de Pietro em relação às negativas atitudes e à falta de postura do irmão perante o sentido da sua vida, na medida em que, apesar de tudo, trata e ajuda-o quando este mais precisa.
O argumento é de Daniele Gaglianone e retrata a história de Pietro, um homem que distribui folhetos ilegalmente. Vive com o seu irmão Francesco, um toxicodependente, na casa que os falecidos pais lhes deixaram. Pietro é vítima de ofensas e violência por parte do seu irmão e dos seus amigos boémios. Quando Pietro conhece uma rapariga que se inicia na distribuição de folhetos e a apresenta aos seus amigos (que na verdade são os amigos do irmão - os que gozam com Pietro) num bar, é alvo de chacota por todos. A partir daí as reacções e atitudes de Pietro perante o irmão e os amigos vão mudando gradualmente...
Pietro vive num mundo de solidão e tristeza, e o filme (em que a banda sonora é quase nula) ilustra isso muito bem nos planos intensos em close-up de Pietro ou noutros em que apenas aparece Pietro, e onde o efeito do background se apodera da nossa visão. Até metade do filme, por vezes é uma tarefa relativamente difícil decifrar os sentimentos de Pietro em relação às negativas atitudes e à falta de postura do irmão perante o sentido da sua vida, na medida em que, apesar de tudo, trata e ajuda-o quando este mais precisa.
O filme é divido por capítulos que apresentam como título a citação mais interessante de cada um deles. Penso que mesmo se não existisse esta "divisão" o filme continuaria a ter sentido e a ser perceptível, mas esteticamente representa pequenas transições que estão muito bem conseguidas.
Durante o filme existem cenas em que a imagem é desfocada e logo de seguida volta a ser focada, efeito que nos consegue levar para aquilo que Pietro tem mente no momento. Quando Pietro se encontra no bar a fazer caretas, enquanto o público o aplaude, é fantástico quando o som é cortado e entramos na visão de Pietro sobre o que está a acontecer à sua volta.
Um filme que mistura temas como a solidão, as relações familiares complicadas e desajustadas, a violência sobre aqueles que, aparentemente, são mais fracos, e a alienação.
Percebe-se cada vez melhor as diferenças entre o cinema europeu e o americano. A originalidade e a forma como é capturada esta história oferece obrigatoriamente a intenção de reflectir sobre a essência do filme em si. Talvez pelos temas abordados. Talvez pela produção, edição e planos tão realísticos.
Confere em baixo o trailer:
Durante o filme existem cenas em que a imagem é desfocada e logo de seguida volta a ser focada, efeito que nos consegue levar para aquilo que Pietro tem mente no momento. Quando Pietro se encontra no bar a fazer caretas, enquanto o público o aplaude, é fantástico quando o som é cortado e entramos na visão de Pietro sobre o que está a acontecer à sua volta.
Um filme que mistura temas como a solidão, as relações familiares complicadas e desajustadas, a violência sobre aqueles que, aparentemente, são mais fracos, e a alienação.
Percebe-se cada vez melhor as diferenças entre o cinema europeu e o americano. A originalidade e a forma como é capturada esta história oferece obrigatoriamente a intenção de reflectir sobre a essência do filme em si. Talvez pelos temas abordados. Talvez pela produção, edição e planos tão realísticos.
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