Nasceu na Austrália e foi lá que iniciou carreira, mas foi quando se mudou para os Estados Unidos, em 1998, que o sucesso surgiu. Estreou-se na comédia adolescente 10 Things I Hate About You, ganhou visibilidade e desde então não parou, actuando em 19 filmes nos anos subsequentes.
Em Brokeback Mountain (2005) interpretou o papel de Ennis del Mar, um cowboy homossexual que se apaixona por Jack Twist (Jake Gyllenhaal, em baixo). A sua interpretação foi aclamada pela crítica e valeu-lhe nomeações como as de Melhor Actor no New York Film Critics Circle Awards e no Australian Film Institute Awards. Além de indicações para o Óscar e para o British Academy Television Awards.
Em 2008, deu vida a Joker, o maior vilão de sempre das histórias de banda desenhada do Batman, em The Dark Knight. Recebeu postumamente o Oscar para melhor actor secundário, um ano após a sua morte.
Heath Ledger vai ficar para sempre no meu imaginário como Giacomo Casanova, o quebra-corações de Veneza. Apesar das duras críticas e do fracasso de bilheteira (foi o primeiro filme de Ledger a não obter êxito comercial ou crítico), Casanova continua a ser, quanto a mim, um dos melhores desempenhos do actor.
Dirigiu ainda videoclips de artistas como Ben Harper e fez uma curta-metragem sobre Nick Drake, cantor e compositor britânico morto prematuramente aos 26 anos. Por concretizar parece ter ficado o sonho de ser director de cinema.
Outros filmes do actor: The Patriot, A Knight’s Tale, Monster’s Ball, Ned Kelly, The Order, Candy, I’m Not There, The Brothers Grimm, Lords of Dogtown.
Dizem que os grandes génios morrem aos 27 anos. Este morreu aos 28.
As razões apontadas para esta morte precoce, que se traduziu numa grande perda para o mundo da sétima arte, ainda são motivo de discussão e de intriga. No entanto, tudo aponta para uma morte acidental, causada pela mistura e abuso do consumo de pelo menos 6 calmantes e comprimidos para dormir, entre eles os ansiolíticos Valium e Xanax.
Interessante a referência à mudança de guião propositada, após a morte de Heath Ledger, do filme "The imaginarium of doctor Parnassus". De louvar também a menção ao papel desempenhado por este no filme "Casanova", desconhecido por uns adorado por outros.
ResponderEliminarEra um grande génio e por isso concedeu-se mais um ano para além dos 27.