Tudo pode ser transformado nos dias de hoje. Até a carne! O Departamento Chinês da Indústria e do Comércio descobriu recentemente um “extracto de carne” que é utilizado em pequenos restaurantes em Hefei – uma cidade de quase 5 milhões de habitantes, a mil quilómetros do sul de Pequim – que magicamente transforma carne de porco em carne de boi.
Todos sabemos que a China tem a fama de imitar os produtos estrangeiros e depois vende-los como se tivessem sido criados por eles. Mas temos de admitir que não é tão linear assim, apesar de se saber que o talento para reproduzir praticamente tudo, é lendário na China.
A criação de réplicas de comidas não é muito conhecida do público em geral, mas existe. Se há registos de pessoas que "fabricam" ovos utilizando produtos químicos em laboratórios montados nas suas próprias casas, porque não haveria de haver um aditivo que transformasse a carne de porco em carne bovina? Perfeitamente natural!
Visto que a carne bovina é duas vezes mais cara que a carne suína, alguns proprietários de restaurantes decidiram comprar o aditivo de extracto de carne bovina e assim maximizar os seus lucros.
Um jornalista local conseguiu ter acesso ao extracto e relatou o processo: em apenas 90 minutos, depois de se ter despejado o aditivo sobre um pedaço de carne de porco, o alimento já cheirava e parecia-se com um bife bovino! E a conclusão foi bastante clara: não existe uma diferença sensível entre a carne real e a versão falsificada.
Como não há bela sem senão, médicos afirmam que o consumo a longo prazo do produto tem consequências graves, como deformidades e cancro.
Se isto virar moda, qualquer dia não haverá qualquer distinção em relação aquilo que estamos a comer. "É carne de vaca sim, mas noutra vida já foi de porco..."
O que esperar mais dos chineses?!
Sem comentários:
Enviar um comentário