A origem do dia das Mentiras ou do April Fool’s day, como é conhecido em inglês, é para muitos um mistério. Há várias histórias, teorias e contradições sobre a transformação do dia 1 de Abril em “Dia das Mentiras”. A tese defendida com mais vigor remonta a 1564, em França. Desde o começo do século XVI que as comemorações de Ano Novo se davam a 25 de Março – data que assinalava a chegada da Primavera. Comemorações essas que, prologando-se por uma semana, terminavam a 1 de Abril.
Ao que parece, o rei Carlos IX, na sequência da assunção do calendário gregoriano, determinou que o reveillon seria festejado a 1 de Janeiro. Qualquer mudança drástica recebe resistência e reza a história que também aqui não houve excepção. Alguns resistentes franceses continuaram a seguir o calendário antigo e acabaram por ser ridicularizados: recebiam presentes bizarros e convites para festas que acabavam por nunca se realizar. Plaisanteries foi o nome pelo qual ficaram conhecidas essas brincadeiras.
Confesso que gosto muito deste dia. Aproveito para mentir tudo o que não menti o resto do ano. Engane-se quem pensa que é só uma brincadeira caseira, para amigos e familiares. Também as grandes massas já são alvo de mentiras associadas ao famoso dia. É verdade, a Comunicação Social já encara este dia como uma tradição, tendo vindo a alinhar na brincadeira. Forjam-se manchetes, notícias, acontecimentos – que a partir da meia-noite são dados como mentira. A grande novidade da década são as redes sociais e os grandes sítios da Internet., que também já brincam ao Primeiro de Abril. A Mentira chegou em força às redes virtuais.
Mentiras on-line
O Youtube declarou comemorar “100 anos de existência”. Utilizando alguns dos seus grandes sucessos, como “he Annoying Orange ou o Bed Intruder, transportou-se até 1911, fazendo lembrar o cinema mudo, com imagens a preto e branco e legendas a substituir o áudio.
E foi mais longe ao publicar que o seu escritório na China havia desenvolvido uma ferramenta de teletransporte via ferramenta de buscas.
Parece mentira, mas a Google empenhou-se mesmo neste Dia das Mentiras e não se ficou por aqui. Foi ainda colocado online, na sua "bolsa" de oferta de empregos, a posição de Autocompleter. De acordo com o anúncio, a empresa estaria à procura de pessoas para completar as pesquisas dos milhões de utilizadores em todo o Mundo, mesmo antes destes terem terminado de escrever.
O motor de busca estreou-se nas partidas de 1 de Abril em 2000, ao anunciar o Mentalplex Tecnology, uma ferramenta que permitia ler a mente dos utilizadores. Para que tal funcionasse, bastava olhar para uma imagem em movimento que, mais tarde, anunciava ser "Dia das Mentiras".
Já o LinkedIn (sítio da Internet utilizado para estabelecer contactos profissionais) também não deixou passar o dia em branco e deu aos seus utilizadores a possibilidade de se conectar com personalidades como o Feiticeiro de Oz, Albert Einstein, Robin dos Bosques ou Sherlock Holmes.
Mentiras que ficaram célebres
O jornal nova-iorquino “Graphic” publicou, em 1878, que Thomas Edison havia inventado uma máquina que transformava a água em vinho. Vários jornais acreditaram na história e publicaram-na.
O canal de televisão BBC apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de esparguete. Imagine-se! Muitas pessoas ligaram para a estação inglesa, interessando-se na plantação de esparguete. Em tom de brincadeira, a BBC aconselhou a plantar molho de tomate.
A revista Isto é, de São Paulo, em 1998 anunciou que "A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 biliões”. O anúncio do negócio havia sido feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela.
A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tal, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times.
“Big Ben Goes Digital”. Em 1980, a BBC anunciou que o Big Ben ia deixar de ter ponteiros e passaria a ser um relógio digital, para acompanhar a evolução e a modernidade dos tempos. A notícia recebeu fervorosas reacções por parte dos espectadores, que ficaram chocados e revoltados com a pretensa mudança. Foi anunciado também que os quatro primeiros ouvintes a contactar receberiam os ponteiros do relógio.
Em 1996, os assinantes da AOL que acederam ao serviço foram saudados com uma notícia que anunciava vida em Júpiter. Um biólogo planetário apoiou as declarações e Ted Leonsis, presidente da AOL, afirmou que a sua empresa estava na posse de documentos que comprovavam que o governo estava a esconder a existência de vida no planeta maciço. A história rapidamente gerou mais de 1300 mensagens na AOL.
Em 1998, o USA Today anunciava, numa página inteira, que a novidade do Burger King era um hamburguer especial para canhotos. A mentira pegou e milhares de pessoas dirigiram-se ao Burguer King para pedir o hamburguer. Calcula-se que a Burger King terá poupado milhões de dólares em publicidade com a partida.
Em 2000, o The Independent noticiava que alguns investigadores da Flórida tinham desenvolvido um comprimido Viagra para o tratamento de animais sexualmente frustrados, incluindo hamsters. O artigo ensinava os donos a moer os comprimidos e polvilhá-los na comida do animal. Colocar jornais no chão quando o Viagra começasse a fazer efeito também foi aconselhado.
Este ano, o jornal britânico The Independent, publicou que Portugal vendeu o futebolista Cristiano Ronaldo a Espanha por 160 milhões de Euros de forma a reduzir a dívida. O jornal refere que o internacional português aceitou a decisão de "forma patriótica", no intuito de ajudar o país. “Sócrates, agora líder de um governo de gestão, acredita que os mercados internacionais vão tomar isto como um sinal da determinação de Portugal em combater a crise”, escreve ainda o mesmo jornal. O “The Independent” acrescentou que a verba em causa é uma gota de água no oceano de 12 mil milhões de dívida do Estado português. Outch.
A Mentira pode ter pernas curtas, mas cada vez tem mais adeptos.
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