É isso mesmo. Na China, a nova moda é andar com um porta-chaves com um peixe ou tartaruga VIVOS lá dentro.
Os porta-chaves (no mínimo insólitos) são comercializados pelos vendedores ambulantes dos metros chineses, onde afirmam que, devido à agua colorida ser rica em nutrientes, estes pequenos animais podem viver dentro do plástico durante meses! Surreal! No máximo sobrevivem poucos dias, visto que nem oxigénio têm...
Como estes animais são criados e desenvolvidos em cativeiro, não existe qualquer lei que os proteja ou que denuncie os "criminosos" vendedores.
Na cultura chinesa, pequenas tartarugas e peixes são considerados amuletos que trazem sorte a quem os tem. Uma pequena percentagem das pessoas compra estes porta-chaves para furar o plástico e dar liberdade aos bichos, porque a maioria adquire-os com a ambição desmedida da sociedade actual de ter sorte e sucesso, no matter what.
Nem sei qual a melhor opção. Se os comprarem para terem sorte estão a ser cúmplices desta ridícula e inconsciente ideia. Por outro lado, quem os compra para soltar os pobres animais, pensando que os está a ajudar engana-se, pois quanto mais se vender, mais outros tantos serão fabricados.
Moral da "história": a sorte de uns é o azar de outros...
A natureza enquanto acessório; realidade à qual já nos acostumamos.
ResponderEliminarBom artigo - falta divulgá-lo. Não deve ser difícil mostrar a tantos outros a inconsciência e futilidade desta invenção.
Abraços verdes :)
Oh João, estou a pensar seriamente em contratar-te para o blog Insólito :p
ResponderEliminarque gente estranha
ResponderEliminarMacabro!
ResponderEliminarnem pensam nos animais... enfim
ResponderEliminar