quarta-feira, 13 de abril de 2011

DIA INTERNACIONAL DO BEIJO


Mais uma data marcante, outro dia internacional? Nada de novo. Afinal todos os dias são comemorativos. Pois bem, hoje não é excepção. Dia 13 de Abril? Dia Internacional do Beijo! Adorável ou absurdamente piroso? Poupem-me os manifestos, abstenho-me de comentários quando a sensibilidade para o tema não é o meu forte. Romantismo e lamechice são qualquer coisa para as quais não contribuo com grande (ou nenhuma) frequência, na verdade.

Mas voltemos ao que realmente interessa. Filematologia, soa mal? Acalmem-se os hipocondríacos, esta é SÓ a ciência que se dedica ao estudo do beijo.

E o que é um bom beijo? Bom, segundo a psicóloga com mestrado em Sexologia, Rute Reizinho, "Será com a pessoa de que se gosta, que faz ir numa viagem para uma ilha deserta e que parece que todas as pessoas desaparecem. É o teletransporte para um paraíso". A especialista explicou ainda que os beijos apaixonados libertam endorfinas, "substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia, bem-estar".

Pois bem, minha gente enamorada, entusiasmem-se. Parece que o teletransporte está, afinal, ao alcance de um beijo apaixonado. Sweet!

Quanto ao resto da população mundial, nada de desânimos. Beijos são beijos. E são grátis! Ainda que sem uma visita ao paraíso, vale sempre a pena libertar químicos não?

Para rematar, aqui ficam DEZ curiosidades sobre o tema (directamente do jornal Expresso). Nada mau, é de aproveitar.

1 - Os beijos na boca previnem cáries e placa bacteriana, porque estimulam a produção de saliva. E isso mantém os dentes limpos e ajudam a controlar a acidez da boca.

2 - Nos beijos apaixonados as batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 por minuto. O coração acaba por bombear 1 litro de sangue a mais do que o normal pois as células pedem mais oxigénio para trabalhar.

3- O aparelho circulatório e também o digestivo só têm a ganhar com uns bons beijos na boca, havendo também uma redução de casos de insónia e de dores de cabeça nas vidas dos mais beijoqueiros.

4 - Um casal tailandês arrecadou este ano o prémio do Guinness para o beijo mais longo de sempre, com a duração de 46 horas e 24 minutos... sem adormecer a meio!

5 - Levantar pesos no ginásio? Naaa... fique a saber que cada vez que beija alguém está a movimentar 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua).

6 - Desde os mais maternais aos mais apaixonados, uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos ao longo de sua vida.

7 - Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes...

8 - Quando se beija alguém, os resíduos de saliva alheia permanecem na nossa boca durante três dias...

9 - Um beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios. Já um beijo carinhoso dado num bebé pode ser pesado apenas em gramas.

10 - Um estudo levado a cabo pela Universidade de Princeton, em 1997, concluiu que parte do nosso cérebro está preparada para nos ajudar a encontrar os lábios dos nossos "mais que tudo" no escuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário